segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brincando de Amor

Um certo dia você acorda e entende que já não é mais uma criança, e que algumas visões a respeito de muitas coisas mudaram
Você olha ao redor, mas por incerto que seja, a certeza é que tudo na vida muda e você está mudando seus conceitos, suas idéias, seu sonho...
Um dia, depois de algumas topadas, e de alguns escorregões, você sente que nada é como sonhava e que seus sonhos, por mais que pareçam próximos, cada dia que passa, junto com sua aurora, esvanece, escorre entre os dedos, e se esvai junto com sua juventude e sua beleza e força.
Em um dado momento você nota que até a própria natureza encontra-se em convulsão, debatendo-se nela mesma, rescaldando tempestades, maremotos, rajadas de ventos, enchentes, terremotos, erupções, lava escorre pela boca, sai pelos lados, alcança as águas que fervem junto ao seu furor.
Diante de tanta mudança, de tanta ebulição, de tanta controvérsia você olha ao seu redor e vê que pouco resta pra viver, pouco pra salvar, pouco pra sorrir...
Mesmo assim, furiosamente angelical, você se depara com um sorriso que ilumina, enfeita, desabrocha em sua direção e você nota que vale a pena tentar mais uma vez e que o choro passa, e que as coisas acontecem como devem ser.
Isso é viver

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ipirá

Passei minha infância e adolescência nesta casa, vivi histórias e conquistei amigos nessas minhas andanças por estas terras. Passei muitas coisas, vi muitas coisas, convivi com muitas coisas. Querem ver?!!! Conheci o velho Casé e a irmã Milca, convivi com o Irmão Ilarino, Delsique, Irmã Odete e seu marido Sr. Neca, seus filhos Angélica, Rutinaldo, Delegado, Celso e suas sobrinhas Poliana e Juliana que carinhosamente era chamada de July.
Ainda lembro que quando Poliana nasceu tanto eu quanto Celso compramos chupetas e saímos pelas ruas dessa cidade fazendo uso delas.
Mas tínhamos mais gente. João Pedro que era muito amado por minha família. Minha saudosa mão o adorava e queria que eu fosse igual a ele, mas não tinha jeito. Cada um tem a personalidade que tem.
Lembro do Irmão Gilson e sua Esposa Luciana. Biéca e seu irmão Bonifácio. Lozinha tão querida...
Desses, sei, alguns já se foram. Deus os acolheu em seus braços, colocando-os no colo e acalentou suas lagrimas. Mas alguns ainda entre nós, perdidos no tempo e na distância, encontram-se anônimos nessa história de grandes heróis, de homens e mulheres que plantaram com as próprias mãos a semente que hoje se vê brotar. Que tiveram coragem de acreditar no sonho de uma Ipirá melhor para seus filhos, netos, amigos, etc.
A estes, minha homenagem, minha devoção, meus respeitos.

1995

"É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer."
Caetano Veloso

Já faz tempos que vi pela primeira vez esta frase.

Era um momento magico, cheio de descobertas e conquistas, envoltas em um misticismo de perdas e derrotas, fracassos amorosos, e desilusões.

Em letras bem pequenas, numa crítica de que minhas letras eram infantis, alguém escreveu isso numa capa de caderno daquele ano, no qual eu escrevia anotações seculares de assuntos escolares.

Descobrimos que somos responsáveis pelo que cativamos, mas somos ainda mais responsáveis pelo que fazemos de nossas conquistas.

Ano de muitas descobertas, de perdas e de ganhos, de alegrias e de tristezas, de conquistas imensuráveis e também de planos que se esvaiam entre os nossos dedos como água, que embora quiséssemos represar em nossas mão saiam pelas fendas que deixávamos em nossas existências.

Mas o tempo passa e, embora não queiramos, nos atropela como um rolo compressor e nos reduz a pó, a mera poeira num espaço distante, fazendo-nos compreender que as nossa vidas estão em constante ebulição, mudança, transformação.

Cada dia aprendemos que a jornada é dura e que não nos permite descanso.

Aprendemos que a companhia não importa, mas que tem que ser agradável caminhar com quem se divide a jornada.

Aprendemos que a vida é bela e podemos sonhar com dias melhores.

Aprendemos que Deus é a essência de tudo o que nos propomos a fazer de coração, mas temos que fazer nossas escolhas.

Aprendemos que nada na vida vem de graça e que temos preços para pagar por nossas ações.

E, por fim, aprendemos que somos mais forte do que imaginamos, que nossos sentimentos nos guiam, e que nossa vida é curta demais pra perdermos tempo com pequenas coisas que estragam a nossa manhã, se arrastam pela tarde e adormecem conosco.

Sejamos mais felizes

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mestre...Aluno...

Existe uma arte por trás de cada coisa, e não seria diferente com o ensino, e logicamente com o aprendizado.
Quem ensina, não tem a obrigação de fazer com que o aluno apreenda o conteúdo, mas se obriga a buscar o meio para que ele construa seu próprio conhecimento de maneira robusta e firme.
Sacerdócio, ser professor é receber os louros pelas vitórias dos outros, mas também amargar derrotas alheias. É vibrar com os acertos somados como um técnico de futebol que prepara um time, mas é receber as criticas quando algo não sai como o esperado. Ser mestre é acima de tudo ser crucificado por seus discípulos.
Ser aprendiz demanda coragem.
Coragem de seguir os passos do mestre e se arriscar a errar junto o ele. Coragem para acreditar no que ninguém mais está vendo além de você. É entrar em campo defendendo as técnicas de alguém que está no banco. É ver seu mestre morrer por você e ainda o negar de vez em quando.
Ser aprendiz é deixar que alguém lhe mostre o caminho, mas não esperar que o trilhem por você, afinal, somos responsáveis por nossas escolhas e vamos pagar os nossos preços pelo que fazemos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Rosa

É bom saber que posso olhar na sua direção e encontra o seu olhar me guiando como um farol, e sua mão me acariciando como uma brisa suave, e você como um porto seguro me aguardando retornar de minha trajetória errante por sete mares.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Amar!!!

Ando viajando em sentimentos e momentos,
caminhos sem destino que deságuam em lugar nenhum,
estrada que ruma para o desconhecido,
odisséia entre espaços e mundos
entre planetas e universos
introspecção eterna, interior infinito, vastidão dos "sem fim"

Nostalgia e saudades do que nunca foi vivido,
esperança e fé pelo incontido,
Cheio de vazios, fins sem estrada...
olhares perdidos no "caos"
mãos que procuram corpos que sussurram
bocas quentes, geladas de calor

No infinito um sentimento, um presságio
na mente o pensamento, abstração
na vida uma esperança, um sonho, dedicação
Abstratos caminhos, sonhos infinitos,
viagens, mundos, grutas sem fundo
Amor, amar, amado,
Alma nua, vida, fantasia...
Amar, como já disse um velho poeta, é dor que desatina sem doer ou, simplesmente, o paradoxo mais discutido e menos compreendido entre todos os mais sábios do universo

sábado, 14 de agosto de 2010

Maria do Carmo (Carminha)

Ei, você!!! Você mesmo. Que me encanta com este lindo sorriso, que me impacta com seus ideais e filosofias tão firmes e verdadeiras. É você que me fala da vida de maneira tão simples e discursa tão ardorosamente sobre temas diversos e sem nehuma modéstia sobre o que pensa de si e dos outros. Você tão misterioso , mas tão original, que faz o meu riso se estender e ser mas frequente no meu rosto, que me presenteia com sua voz carinhosa e amável. É você, único,especial e amigo.

Amizade

...Na vida encontramos, nos mais diversos caminhos que trilhamos, pessoas que nos encantam com seu carisma, com sua aura, com a atenção que nem sempre encontramos, por isso unimos nossas almas e tornamo-nos amigos, transformamo-nos em almas gêmeas, compartilhamos momentos, dividimos espaços, e as vezes damos as mãos...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Autor Desconhecido

NOSSAS vidas seguem por caminhos, onde nossos sonhos, chegam e as vezes se desfazem numa rapidez que nos surpreendem, entre muitas oportunidades perdidas, onde muitas vezes nossas esperanças se diluem numa linha de tempo, mas que abrem uma nova chance para que possamos entender a vida, onde pelos caminhos vamos descobrindo a essência da realidade, numa eterna busca daquilo que ainda não encontramos, então caminhamos com os pés no presente e algumas vezes com o coração no passado, entre os sonhos, as esperanças, os medos, as alegrias e as tristezas, assim vamos transformando cada passo dado em um momento de novas DESCOBERTAS!

Autor Desconhecido

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eterno!!!

"eterno é tudo o que dura tempo bastante para ser inesquecível"
...na caminhada, enquanto andamos nossa jornada, durante nossa peregrinação, vislumbramos momentos em que tudo chega ao nível do quase perfeito, onde nos encontramos com pessoas de quem não queremos nos separar, onde encontramos lugares confortáveis dos quais não queremos sair, sonhos perfeitos dos quais não queremos acordar...
Mas como num feixe de retas, em uma congruência, num ponto semelhante, nos vemos todos no mesmo lugar, estagnados num mesmo ponto, parados na mesma estação, como se por um momento andássemos todos na mesma direção, e por algum tempo achamos estar justamente desse jeito, o que de fato não o é. Cada um segue seu caminho e sua trajetória, cada um vive a sua vida, chora suas lágrimas, sentem as suas dores, sendo amenizadas em momentos nos quais nos encontramos e dividimos, partilhamos, carregamos juntos...
Momentos eternos, momentos inesquecíveis, momentos que merecem ser memoráveis...
Momentos vividos em um espaço de tempo longo ou curto, mas se tornaram inesquecíveis.
Momentos vividos em lugares, pontos fixos, mas que serão guardados em nossa sala de visita, onde todos que entram em nossa vida possam ver.
Assuntos discutidos, conversados, brigados, conflitados, mas que no fundo só buscava o entendimento e ao fim de cada pedaço de jornada tínhamos a sensação de que tudo havia sido dissolvido, sanado, resolvido.
Polêmicas, dúvidas, convergências e divergências...
Do mesmo jeito que um lugar pode ser o ponto de encontro entre retas que seguem em direções diversas, e que, quem sabe, nunca mais venham a se encontrar, assim é a vida, ponto de encontro de pessoas que se unem no mesmo intuito. Viver e aprender com a vida para que tenhamos capacidade de ensinar algo de bom aos que chegam na fila, em posição menos abastada que a nossa.
A própria vida que se encarrega de nos unir, também se incube de desfazer os laços, desatar os nós, fazendo acabar o nós, obrigando-nos a voltar e olhar, cada um em sua direção, apertar os passos na direção do infinito individual, pois sempre teremos momentos dos quais sempre nos lembraremos com o maior carinho possível, sempre haverá pessoas e lugares...
Sempre haverá o "eterno"

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sim, amizade é fruto de um processo de conquista diária, de momentos partilhados, tempo dividido...
A cada momentos que passamos juntos enraizamos nossas amizades de modo que o tempo e distancia não poderão sufocar nem apagar as ligações que o amor fraternal construiu. mas jamais esqueçamos que nos tornamos responsáveis eternamente responsáveis por tudo o que conquistamos.
Vivemos sempre virando paginas e passando dias como se os momentos fossem eternos, como se nada que vivemos jamais tivesse fim, contudo, não podemos deixar de, de vez em quando, lembrar que as pessoas passam por nós, o momentos passam por nós, a vida passa por nós...
Jamais deixe passar uma oportunidade de dizer a alguém o quanto ela é importante pra você, sempre se despeça com um sorriso e palavras de carinho. Nunca saberemos quando serão as ultimas.
No mais, eu amo você como você é, desse jeitinho que és

"Tu te tornas eternamente responsável por tudo o que cativas"

Não existe amizade sem responsabilidade

domingo, 25 de julho de 2010

E u e as minhas circunstancias

Sempre digo que: "eu sou eu e as minhas circunstâncias". Sempre somamos os acontecimentos que nos sucede aos nossos traços, nossa personalidade e a nossa vida. Somos o ajuntamento de tudo que conhecemos, de quem gostamos, e até de quem não gostamos, mas somos a soma, somos tudo e nada,. somos monstros. Formados de partes separadas, de pensamentos, de desejos, sonhos nossos e alheios...
Circunstâncias vividas, momentos convividos, palavras trocadas, afinal, tudo o que nos completa e nos faz ser o que somos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Minha Irmã

Noutro dia estávamos no Hal de casa tomando uns safanões de nossa mãe.
Éramos jovens, inexperientes, batendo cabeça para aprender alguma coisa sobre a vida. Preocupação?!!!
Não a tínhamos. Somente uns trinta ou quase quarenta anos pela frente...
Olhando para trás temos a primeira bicicleta, brigas intermináveis, uma queda da laje, queimaduras com plástico derretido, as noites de apagão, o jogo de macaquinho na porta de casa, um tufo de capim na entrada. Tínhamos também o primeiro telefone (320-3619), o “três em um” de marca CCE, as brincadeiras de roda, as paqueras e o ginásio na escola do bairro. O primeiro beijo de pois de tantos amores platônicos e anônimos.
Na Igreja?!!!
Perdi as contas das apresentações, as músicas... Já não me lembro mais de todos os nomes.
Amigos, amigas... Gente que se foi, que está indo, e que continuam caminhando nessa estrada. Embora alguns desistam da estrada, nós persistimos, e nos recusamos a desistir, a “deixar a peteca cair”, a deixar o “ano passar por cima de nós”.
Lutamos, vencemos, perdemos...
Conquistamos e fomos conquistados.
Plantamos vento, espinhos, intrigas...
Plantamos ira, raiva, dor e lagrimas...
Plantamos Orquídeas e outras flores ...
Colhemos de tudo, desde abrolhos até lindos buquês.
Mas chegou a hora de olharmos para traz mais uma vez, e vermos que os quarenta anos passaram, e que a vida não para, e o tempo não para.
Por isso, já chegou à hora de plantarmos nossos pomar, e desfrutarmos das novas colheitas, dos novos frutos que a vida oferece.
É tempo de colhermos amor, paz, esperança...
É tempo de buscarmos satisfações e vitórias.
É tempo de vivermos intensamente o que a vida nos oferece, e sorrirmos dos erros e vibrarmos com os acertos.
É tempo de...
Sei lá!!!
Escreva você mesma as suas linhas, seus limites, seus sonhos a serem realizados...
Beba com prazer no cálice da prosperidade, e se embriague na satisfação, por que o amanhã é, e sempre será uma surpresa. O ontem já passou e não voltará mais. Mas, o “hoje”, esse chamamos de presente, e você o recebe a cada dia para fazer dele o que bem quiser. Tire proveito disso e seja feliz, por que uns vivem noventa e dois, outros oitenta e seis, há quem viva setenta e dois ou cinqüenta e seis, ou mesmo quarenta e quatro. Por isso, mais uma vez eu digo: viva e seja feliz, Repito!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vida...Passageira Vida...

Vida vivida, sonhada, perseguida
Vida bandida, fugida, foragida
Por mais que a queiramos ela nos escapa, esvai, escorre, some...
Dissolve, deforma, derrete.
Quando pensamos que a temos ela some, escorre entre os dedos e se vai pra nunca mais...
A vida é tudo isso e mais um pouco, por isso vivamos como se nunca mais...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lívia

A vida é dura, sei. Muitas dificuldades, imagino. Sorrisos, Lagrimas, Alegrias e tristezas, por certo. Algumas vitórias e derrotas. Essas acontecem a todos. O mundo e a vida nos dá o que queremos e o que não queremos, e a nós só nos cabe a coformação, por que nem tudo o que queremos recebemos, e nem tudo o que recebemos queremos. Mas essa é a realidade da vida, crimes acontecem, crianças são violentasdas, velhinhos são espancados, politicos com dinheiro esccondido nas cuécas, e bispos com dinherio na biblia, padres pedófilos, freiras que abortam, policiais criminosos, politicos que subtraem da pobreza e enchem seu cofres... Então me pergunto: Num belo embrulho de presente poderemos encontrar alguma coisa feia? Numa bela embalagem podemos guardar mazelas aterradoras? Será que a caixa de Pandora existe? Será que ha dentro de nós lugar para guardar tantas magoas, tristezas, decepções, ira, ódio, raiva, e sabe Deus o que mais? Adoro ver teu sorriso, teu rosto, teus olhos, tua aura. Adoro imaginar teus pensamentos infantis, e viajar em sua beleza. Você é mais do que pensam ou fazem. Você é mais, até mesmo, do que idealizas. Por isso, deixa o teu sorriso brilhar, deixa teu rosto transparecer a alegria de ser o que és, e acima de tudo deixa os sentimentos ruins fora do teu coração, pois ele foi feito para amar e viver o amor que sentem por ti.